Anúncio

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Resenha | "O Filho de Netuno", de Rick Riordan

Depois de muito tempo, voltei a ler a série Os Heróis do Olimpo, o último livro foi O Herói Perdido (veja a resenha), e dessa vez foi O Filho de Netuno. Como vocês já devem saber, Netuno é o nome romano de Poseidon, logo, o filho de Netuno é nosso querido Percy Jackson (assim como o "herói perdido" do livro anterior).

Sinopse: A vida de Percy Jackson é assim mesmo: uma grande bagunça de deuses e monstros que, na maioria das vezes, acaba em problemas. Filho de Poseidon, o deus do mar, um belo dia ele acorda de um longo sono e não sabe muito mais do que o seu próprio nome. Mesmo quando a loba Lupa lhe conta que ele é um semideus e o treina para lutar usando a caneta/espada que carrega no bolso, sua mente continua nebulosa. De alguma forma, Percy consegue chegar a um acampamento de semideuses, mas o lugar não o ajuda a recobrar qualquer lembrança. A única coisa que consegue recordar é outro nome: Annabeth. 
Com seus novos amigos, Hazel e Frank, Percy descobre que o deus da morte, Tânatos, está aprisionado e que Gaia pretende reunir um exército de gigantes para dominar o mundo e reescrever as regras da vida e da morte. Juntos, os três embarcam em uma missão aparentemente impossível rumo ao Alasca, uma terra além do controle dos deuses, para cumprir seus papéis na misteriosa Profecia dos Sete. Se falharem, as consequências, é claro, serão desastrosas. 

Em O Filho de Netuno, O tio Rick volta com o seu personagem mais carismático, só que de um angulo um pouco diferente. Como já disse na resenha anterior, essa nova série é narrada em terceira pessoa, ao contrário de PJ e os Olimpinos, que era Percy quem narrava. Além disso, há uma alternância de personagens na narração. Mesmo não sendo os personagens narrando, está é feita sobre as perspectivas deles, e a perspectiva vai mudando em intervalos de capítulos, ora é a de Percy, ora é a de Frank, ora é a de Hazel. Isso é ótimo porque ajuda muito a conhecer os novos personagens e ainda dá uma visão geral sobre os acontecimentos.

Percy, depois de oito meses desaparecido, surge sem memória, só lembrando do próprio nome e o da namorada. A deusa loba Lupa o mandou pro Acampamento Júpiter (versão romana do Acampamento Meio-Sangue) e enquanto ele vai até lá, aos trancos e barrancos, é perseguido por vários monstros, o que já é de praxe dos semideuses, mas principalmente pelas duas górgonas irmãs da Medusa.

Elas querem vingar a irmã, que está demorando muito pra ressuscitar, e ao mesmo tempo querem pegar a fama dela, sabem como? Matando o poderoso Percy Jackson. Mas isso não é uma tarefa nada fácil, já que ele ainda tem, pelo menos por enquanto, a Bênção de Aquiles (se esse não for o nome é algo parecido), o que o torna, praticamente, invencível.

Assim que ele chega ao acampamento, ele conhece seus novos colegas: Hazel e Frank. Hazel é uma filha de Plutão (Hades) que sofre de uma terrível maldição causada por sua mãe, no começo essa maldição até parece boa, mas depois se revela horrível. Ela é uma garota legal, inteligente e tranquila, em muitas ocasiões é ela que mantem o grupo controlado. Mas seu passado escode muitos segredos, a maioria dos problemas que nossos heróis tem que solucionar foram causados, involuntariamente, por ela quando ainda era mais nova... na década de 30.

Frank Zhang, o outro novo companheiro de missões de Percy, é muito diferente dos demais. Grande, forte, desajeitado e com "cara de bebê", ele é um descendente de um argonauta que também era filho de Netuno (ou seja, Frank é um primo muito, mas muito distante de PJ) e filho do deus preferido dos romanos, Marte (Hades). Além de ter nas veias sangue desses dois deuses, sua família é abençoada com um dom fantástico, tão bom que até o nosso herói preferido fica com inveja.

Frank é um personagem legal, bom no arco e flecha (ele até queria ser filho de Apolo), ótimo em estratégias militares, deve ter puxado do pai, e é excelente vê-lo aprendendo a controlar seus poderes. Só que tinha horas que ele me irritava muito também, nunca vi ninguém tão inseguro de si, mesmo sendo muito corajoso. Mas no fim ele evolui bastante, o suficiente pra ganhar o meu respeito.

Rick Riordan melhorou bastante a sua escrita, isso tá acontecendo a cada livro que ele escreve, em cada série. Digo isso com muita convicção, já que acompanho ele desde quando lançou o primeiro livro de Percy, depois quando foi pras Crônicas dos Kane e finalmente agora, nos Hérois do Olimpo. Todas as estórias dele são muito envolventes, cheia de detalhes mitológicos, personagens legais e muita aventura. Na minha "nada humilde opinião", o tio Rick tá no mesmo calibre que a tia Rowling.

E na resenha sobre O Herói Perdido eu elegi Festus como o animal mitológico favorito do livro. Neste o prêmio ficou com Arion, o cavalo mais rápido do mundo, tão rápido que queima o asfalto, corre por cima da água, corre em superfícies na vertical e tem a boca tão suja que faz com que Percy tenha vontade de lavá-la com sabão (o que seria uma cena muito engraçada).


Por todas as razões apresentadas acima eu não posso dar menos do que cinco (5) estrelas para O Filho de Netuno.

Onde Comprar: Saraiva | Submarino | Fnac
Compre Outros Livros de Rick Riodan

E vocês, já leram ou ainda lerão este filme/saga? Comentem meus amigos!

4 comentários :

  1. Olá, retribuindo a visita e seguindo seu blog!
    Gostei bastante da resenha, embora esse gênero de livro não seja meu preferido.
    Já li algumas resenhas sobre a série como um todo, mas gostei, pois você separou por livros.

    Tem resenha nova lá no blog, vem conferir?
    Obrigada!
    http://traduzindo-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, acho que deu pra ver que este é meu gênero favorito! rsrs..
      E essa série é muito boa tbm, vc deveria lê-la. :D

      Excluir
  2. Não me mate, mas eu nunca li nada do Rick .-.
    Percy está na minha listaa, mas sabe como é né? Você vai adiando e adiando eternamente.
    Espero poder ler em breve.
    Amei a resenha!
    Seguindo o seu blog ;)
    http://btocadoslivrom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sei como é, eu entendo esse negoço de adiar a leitura, eu faço muito isso. Mas vc deveria ler Rick Riordan, eu adoro.
    Bjs..

    ResponderExcluir

Obrigado por Comentar!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...