Anúncio

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Resenha | "Divergente", de Veronica Roth


Veronica Roth
Hoje estou aqui para falar de um livro que está muito famoso e ficará mais a partir de semana que vem, no dia 17 de abril quando haverá sua estreia nas telas de todo Brasil.
Desde já, me comprometo fazer a crítica ao filme e ser honesta sobre o que esperava como fan e como pessoa leiga...sim, não se preocupem, eu sei separar as duas coisas (só pra deixar claro, eu sou da Franqueza, uma das 5 facções o/). J

       

Sinopse: “Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive."

Alguma pessoas se referem a Divergente como ‘’cosplay’’ de Jogos Vorazes; Eu acho burrice.
Sim, existem algumas semelhanças: como o fato de ser uma trilogia, se passar em uma distopia, e ser narrado por mulheres. Porém, acaba bem ai...Mas, deixaremos isso para um futuro post onde explorarei as diferenças e semelhanças entre essas duas trilogias que para olhos leigos, são a mesma coisa.

A história( sim, escrevi com h e não com e por que agora pode ser com qualquer uma das duas letras) é narrado por Beatrice Prior, um membro nascido na facção Abnegação. Toda a sua família pertence à Abnegação, e não há interação entre membros de outras facções. Sua facção visa o altruísmo, se doar em prol do benefício do próximo, repudiando a vaidade, a sede pelo poder, e o egocentrismo de todas as formas que ele pode se manifestar. Porem, Beatrice não se sente um membro ‘’válido’’ da sua facção, pois não consegue ser tão altruísta como seu irmão, seus pais e outros cidadãos. E ai, com 16 anos, chega o dia da escolha da facção em que ela passará o resto de sua vida...Qual será a que ela escolherá?

O livro é muito legal. A narração inicial dela é explorando o que sua facção faz, e confesso que fiquei meio atônita com os papeis desempenhados pela facção. Ela conta como eles desistem de si mesmos só para que possam ajudar qualquer um, a qualquer hora, e em qualquer lugar. É muito interessante imaginar uma comunidade de pessoas vivendo assim, de forma tão desprendida ( principalmente se considerarmos que no nosso modelo econômico capitalista é supervalorizado o individualismo). Então, após as considerações iniciais, começa a trama de dúvidas e incertezas que cercam Beatrice após ela descobrir que é divergente.

No desenvolvimento, a história é cheia de ação. Raramente você encontra partes do livro que ela está de papo pro ar, e isso ( na minha opinião) é muito legal. Prende-te para saber o que vai acontecer a seguir, mas eu não consegui sentir como se estivesse na pele da personagem, e isso me decepcionou. Enquanto lia, eu me imaginava como um observador externo na maioria das cenas, e isso fez o livro perder um pouco de brilho para mim. O que o fez me reconquistar, foi a forma como a Tris (apelido da Beatrice) usava o raciocínio lógico e rápido em algumas cenas. Eu gosto muito de livros assim. E existem alguns personagens na trama que, na minha opinião, se destacam mais do que ela algumas vezes; por exemplo, eu amei a Christina, membro da Franqueza. Gosto de pessoas que não tem medo de se expressar, e a Christina fazia isso e de forma cômica.

OBS: Não falarei muito pois não quero dar spoilers e estragar muitas surpresas desse livro.O desfecho do livro foi algo perfeito. Foi um final que te deixa querendo saber o que acontece, pois é com certeza algo inconclusivo; como se você estivesse vendo um filme e bem no meio da ação faltasse luz na sua casa. Desde já, adianto que houve 4 mortes. :3

Para finalizar, eu dou 4 estrelas pro livro. É uma ótima leitura, porém não me agradou com as partes em que você se sente meio que excluído. Gosto de viver a ação.
Aguardem a crítica do filme, prometo fazer de forma honesta.

Até a próxima, Beijos ;)
Facção antes do sangue
<3

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...