Anúncio

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Resenha | "O Cavaleiro dos Sete Reinos" de George R.R. Martin

The Tales of Dunk & Egg é uma série de novellas escritas por George R. R. Martin, publicadas em diferentes antologias ao longo dos anos e que foram reunidas e trazidas para o Brasil no livro “O Cavaleiro dos Sete Reinos”, publicado recentemente pela editora LeYa. Veja a sinopse:

Duzentos anos após a Conquista, a dinastia Targaryen vive seu auge. Os Sete Reinos de Westeros atravessam um tempo de relativa paz, nos últimos anos do reinado do Bom Rei Daeron.
É neste cenário que Dunk, um menino pobre da Baixada das Pulgas , tem uma chance única: deixar a vida miserável em Porto Real para se tornar escudeiro de um cavaleiro andante. Quando adulto, o cavaleiro morre e Dunk decide tomar seu lugar e fazer fama no torneio de Campina de Vaufreixo.
É quando conhece Egg, um menino de dez anos, cabeça totalmente raspada, que é muito mais do que aparenta ser. Dunk aceita Egg como seu escudeiro e, juntos, viajam por Westeros em busca de trabalho e aventuras. Uma grande amizade nasce entre eles – uma amizade pela vida toda, mesmo quando, anos mais tarde, os dois personagens assumem papéis centrais na estrutura de poder dos Sete Reinos.
As aventuras de Dunk e Egg trazem para os fãs de As Crônicas de Gelo e Fogo a oportunidade única de vivenciar outro momento da história de Westeros, de conhecer e analisar fatos que teriam desdobramentos noventa anos depois, na guerra dos tronos.


 Pra quem não lembra, o nome de Dunk é mencionado no terceiro capítulo do livro A Guerra dos Tronos quando a Velha Ama conta uma das histórias de Sor Duncan, o Alto, para Bran. Já Egg fora mencionado no livro O Festim dos Corvos, o quarto livro dá série, como “O Ovo”.

Mas esse livro não se passa no presente da saga principal, e sim 70 anos antes da casa Baratheon conquistar o Trono de Ferro. Logo no começo do primeiro capítulo somos apresentados a Dunk. Quando ele era muito novo e morava na Baixada das Pulgas, um cavaleiro o pega para ser seu escudeiro. Este cavaleiro morre na primeira página, mas antes de morrer, nomeia Dunk um cavaleiro.

Após enterrar o velho cavaleiro andante, Dunk parte para um grande torneio (que está sendo realizado para comemorar o aniversário da filha de um grande senhor) em busca de fama e fortuna (o mesmo que todo mundo busca). Mas, graças ao destino, no meio do caminho ele encontra egg (ovo, em inglês), um garoto pequeno, magricela e totalmente careca, totalmente o oposto de Dunk, que é alto (quase dois metros), forte e tem um pouco de cabelo.

Egg faz de tudo para que o cavaleiro o aceite como seu escudeiro, e depois de muita luta (muita mesmo) ele é aceito.

Quando vai fazer sua inscrição no torneio, Dunk percebe que este não é o nome de um cavaleiro, e como ele não sabe seu sobre nome e como não ficaria bem Dunk, da Baixada das Pulgas, ele escolhe Sor Duncan, O Alto.

Egg mostra ser um garoto muito esperto e prestativo, mas que não tem papas na língua. Não gosta de levar desaforo, e sempre se mete em confusão por causa da sua mania de discutir com todo mundo que tem uma opinião diferente da sua. Mas ele tem um motivo para ser desse jeito, e esse motivo é um grande segredo. Segredo esse que tanto ajuda quanto atrapalha a vida dos protagonistas no decorrer dos contos.

Diferente dos livros principais da saga, este se passa na perspectiva de apenas um personagem, Ducan. Graças a isso, a estória é bem mais simples também e muito fácil de se acompanhar. É um livro super recomendado pra quem quer começar a ler As Crônicas de Gelo e Fogo, pra ir entrando no clima.

Eu li uma comparação muito boa que descreve bem o que este livro é para as Crônicas, é mais ou menos assim: “As Aventuras de Dunk & Egg” são para As Crônicas de Gelo e Fogo mais ou menos aquilo que “O Hobbit” é para a trilogia “O Senhor dos Anéis” de Tolkien.

Ou seja, é um belo conteúdo adcional, que explora muito bem o seu universo. Com base em tudo isso e muito mais, eu não poderia dar outra nota a não ser 4 (Muito Bom!).

Gostou da resenha e tá interessado no livro? Já leu? Vai ler? Não tem o que fazer? Então deixe o seu comentário. Abraços e até a próxima.

Compre o Livro na Fnac, por R$ 27,90
Compre o Livro no Submarino, por R$ 26,91
Compre o Livro pelo Buscapé

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...